SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Determinants and patterns of bicycle use and traffic accidents among bicycling workers in Pelotas, Rio Grande do Sul, BrazilBreastfeeding duration, infant feeding regimes, and factors related to living conditions in the city of Salvador, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GIACOMIN, Karla C.; UCHOA, Elizabeth  and  LIMA-COSTA, Maria Fernanda F.. Projeto Bambuí: a experiência do cuidado domiciliário por esposas de idosos dependentes. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.5, pp. 1509-1518. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000500024.

O presente trabalho tem por objetivo investigar as características do processo de cuidar e a experiência de mulheres que cuidam de seus maridos idosos em Bambuí, Minas Gerais, Brasil. Entre os participantes do Projeto Bambuí, selecionaram-se dez idosos que necessitavam de cuidador e disseram ser cuidados por suas esposas. As dez esposas foram entrevistadas, utilizando-se de um roteiro de questões, com os grandes eixos temáticos sugeridos pela literatura. A análise dos dados inspirou-se na corrente interpretativa da antropologia e nos remete a uma cultura que define o papel, as responsabilidades e as obrigações da mulher, determina as regras que regem as relações conjugais, dita normas e modelos de comportamento e estabelece que cuidar de um idoso dependente é uma obrigação "natural" da mulher. Apesar de todas as evidências, as mulheres têm dificuldade em dissociar o cuidado de seu papel de esposas e em admitir o fardo. Cuidador e necessitados de cuidados vivem a dura realidade da incapacidade funcional, de modo integral, intuitivo e improvisado. Essa reflexão reforça a responsabilidade pela sistematização do cuidado domiciliário no nosso meio.

Keywords : Antropologia; Idoso; Cuidadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese