Services on Demand
Article
Indicators
Related links
Bookmark
Cadernos de Saúde Pública
Print version ISSN 0102-311X
Abstract
SILVEIRA, Mariângela Freitas da et al. Fatores associados ao uso do preservativo entre mulheres de uma área urbana no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.5, pp. 1557-1564. ISSN 0102-311X. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000500029.
Este estudo investigou a prevalência de fatores associados com o uso de preservativos na última relação sexual em mulheres de 15-49 anos de idade, de uma amostra probabilística da área urbana de Pelotas, Sul do Brasil. Um questionário administrado por uma entrevistadora investigou características sócio-econômicas e hábitos pessoais e outro, auto-aplicado, foi utilizado para investigar variáveis relacionadas ao comportamento sexual. Na análise dos dados foi utilizada a regressão de Poisson, segundo um modelo hierárquico, com 1.543 mulheres incluídas, sendo as perdas e recusas de 3,5%. A prevalência do uso de preservativos na última relação sexual foi de 28,0%. Esse uso esteve associado positivamente com menor idade, maior escolaridade, cor não branca, ser solteira e ter tido maior número de parceiros nos últimos três meses. Sugere que o grupo mais vulnerável a DST/AIDS devido ao não uso de preservativos são as mulheres brancas, adultas, em uniões estáveis e com menos parceiros sexuais.
Keywords : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Comportamento Sexual; Saúde da Mulher; Fatores de Risco.









