SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Healthy life expectancy in Brazil: applying the Sullivan methodThe World Health Survey: a report on the field experience in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

JAIME, Patrícia Constante  and  MONTEIRO, Carlos Augusto. Consumo de frutas e hortaliças na população adulta brasileira, 2003. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp. S19-S24. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700003.

O presente estudo estimou a freqüência e a distribuição do consumo de frutas e hortaliças e analisou a influência de variáveis demográficas e sócio-econômicas na determinação do padrão de consumo desses alimentos na população adulta do Brasil. Os indicadores do consumo alimentar foram: consumo diário de frutas, de hortaliças, consumo diário de frutas e hortaliças e consumo diário de cinco ou mais porções de frutas e hortaliças. Menos da metade (41,0%) dos indivíduos adultos refere o consumo diário de frutas enquanto menos de um terço (30,0%) refere o consumo diário de hortaliças. O consumo de frutas e hortaliças é maior nas áreas urbanas do que nas áreas rurais e aumenta com a idade e escolaridade dos indivíduos, e com o número de bens no domicílio, em ambos os sexos. Concluímos que iniciativas de promoção do consumo de frutas e hortaliças devem atender a população como um todo, mas que especial atenção deve ser dada a indivíduos jovens, ao sexo masculino, a áreas rurais e aos estratos populacionais com insuficiente escolaridade e baixa renda.

Keywords : Nível de Saúde; Hábitos Alimentares; Inquéritos Sobre Dietas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English