SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Fruit and vegetable intake by Brazilian adults, 2003State of animus among Brazilians: influence of socioeconomic context? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AZEVEDO, Luiz Otavio de; QUEIROZ, Rita Suely Bacuri  and  REZENDE, Carlos Eduardo Menezes de. Pesquisa Mundial de Saúde: relato da experiência de campo no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp. S25-S32. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700004.

O objetivo deste trabalho é relatar as experiências de campo da Pesquisa Mundial de Saúde no Brasil com o intuito de colaborar com o desenvolvimento e aprimoramento da metodologia e analisar questões do questionário confrontando-as com a experiência dos entrevistadores. Comentou-se sobre a experiência de campo e a aplicação do questionário aproveitando-se relatos de coordenadores regionais e dos entrevistadores para conhecer o contexto em que transcorreram as entrevistas. Foram relatadas as experiências com relação ao entendimento e compreensão do questionário por parte dos entrevistados. Os autores propõem melhorias na forma de treinamento dos entrevistadores e medidas simples para que elas possam ser relatadas visando o aprimoramento da logística na aplicação de instrumentos desta abrangência territorial.

Keywords : Métodos de Levantamento; Entrevistas; Questionários.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English