SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1The World Health Survey: a report on the field experience in BrazilSocio-demographic characteristics, treatment coverage, and self-rated health of individuals who reported six chronic diseases in Brazil, 2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SZWARCWALD, Célia Landmann; BASTOS, Francisco Inácio  and  ESTEVES, Maria Angela Pires. O estado de ânimo do brasileiro: influência do contexto sócio-econômico?. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp.S33-S42. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700005.

Os resultados preliminares da Pesquisa Mundial de Saúde, inquérito domiciliar realizado no Brasil em 2003, indicaram elevada freqüência de problemas relativos ao estado de ânimo. O presente estudo tem como principal objetivo investigar a hipótese de que a privação material e a insegurança no trabalho constituem determinantes importantes da autopercepção de mal-estar psíquico, como sentir-se deprimido e ansioso. A análise dos fatores associados a problemas relativos ao estado de ânimo foi realizada mediante o uso de procedimentos de regressão logística multivariada. Entre as mulheres, tanto considerando sentimentos de depressão como de ansiedade, após o ajuste por idade, a presença de doença de longa duração e o sofrimento decorrente de lesão corporal limitante, os fatores mais fortemente associados foram o grau de instrução e o desemprego. Entre os homens, considerando a auto-avaliação de depressão em grau grave, estar desempregado foi a primeira variável selecionada, seguida da posse de bens e viver com companheira (efeito protetor). Quanto à sensação de ansiedade, apenas estar desempregado contribuiu significativamente. Os achados evidenciam a influência do contexto social e econômico sobre a saúde do cidadão brasileiro, para além das características estritamente individuais.

Keywords : Nível de Saúde; Depressão; Ansiedade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )