SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1State of animus among Brazilians: influence of socioeconomic context?Socio-demographic determinants of self-rated health in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

THEME-FILHA, Mariza Miranda; SZWARCWALD, Célia Landmann  and  SOUZA-JUNIOR, Paulo Roberto Borges de. Características sócio-demográficas, cobertura de tratamento e auto-avaliação da saúde dos indivíduos que referiram seis doenças crônicas no Brasil, 2003. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp. S43-S53. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700006.

A Pesquisa Mundial de Saúde (PMS), realizada no Brasil em 2003, incluiu questionamento sobre diagnóstico de seis doenças: artrite, angina, asma, depressão, esquizofrenia e diabetes mellitus. Foram selecionados 5 mil indivíduos em 250 setores censitários, por amostragem probabilística. Analisou-se o perfil sócio-demográfico, a cobertura de tratamento e a auto-avaliação de saúde dos indivíduos com diagnóstico de uma dessas doenças, ajustando-se os efeitos de sexo e idade por modelos de regressão logística. A depressão foi a mais prevalente (19,2%), seguida pela asma (12,0%), artrite (10,5%), angina de peito (6,7%), diabetes (6,2%) e esquizofrenia (1,7%), sendo que 39,1% referiram diagnóstico médico de pelo menos uma. Foram encontradas diferenças significativas por idade, exceto para asma. Todas as doenças foram mais prevalentes entre as mulheres, exceto angina. A taxa de diabetes foi significativamente maior entre os de menor grau de instrução. Conclui-se que as seis doenças apresentam comportamento diferenciado em relação à cobertura de tratamento. Porém, no que se refere à percepção da própria saúde, comparando-se os portadores de qualquer uma das seis doenças em relação aos demais, a avaliação foi bem pior, mesmo após ajuste por idade e sexo.

Keywords : Nível de Saúde; Doença Crônica; Cobertura de Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English