SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Socio-demographic determinants of self-rated health in BrazilHealthy lifestyles and access to periodic health exams among Brazilian women author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DAMACENA, Giseli Nogueira; VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. Percepção do estado de saúde e o uso de vinhetas para calibração por nível sócio-econômico: resultados da Pesquisa Mundial de Saúde no Brasil, 2003. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp.S65-S77. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700008.

Como parte do projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS) de avaliação de desempenho dos sistemas de saúde das nações, a Pesquisa Mundial de Saúde (PMS) foi realizada em vários países membros. Para possibilitar a comparação de estimativas de auto-avaliação do estado de saúde coletadas entre culturas distintas, a OMS utilizou a estratégia de incluir vinhetas de casos-padrão, estórias hipotéticas que descrevem problemas de saúde de terceiros. Utilizando os dados da PMS brasileira, objetivou-se, neste trabalho, avaliar a utilização de vinhetas de casos-padrão para calibração da percepção de saúde por nível sócio-econômico. Na análise estatística foram comparadas as médias de avaliação de cada domínio por estratégia de mensuração (auto-avaliação e vinhetas) segundo sexo, faixa etária, e nível sócio-econômico (grau de escolaridade e número de bens no domicílio). Os efeitos do nível sócio-econômico sobre as avaliações dos domínios de saúde foram estimados por regressão múltipla, controlando-se por idade e sexo. No caso da auto-avaliação, os efeitos do nível sócio-econômico foram significativos para a maioria dos domínios, mas estatisticamente nulos, no caso de vinhetas. Conclui-se que a utilização das vinhetas propostas pela OMS para calibração das medidas de auto-reporte não se mostrou apropriada no caso do Brasil.

Keywords : Nível de Saúde; Posição Sócio-econômica; Vinhetas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )