SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Healthy lifestyles and access to periodic health exams among Brazilian womenUtilization of medicines by the Brazilian population, 2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de; SILVA, Pedro Luis do Nascimento  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. Aspectos da amostragem da Pesquisa Mundial de Saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp. S89-S99. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700010.

Este artigo descreve o desenho da amostra da Pesquisa Mundial de Saúde no Brasil. A amostra foi selecionada em três estágios. No primeiro, os setores censitários foram divididos em seis estratos, definidos pela situação e porte populacional dos municípios, e selecionados com probabilidade proporcional ao seu número de domicílios. No segundo estágio, os domicílios foram selecionados com eqüiprobabilidade, seguindo um esquema de amostragem inversa, para assegurar vinte entrevistas realizadas por setor. No último estágio foi selecionado com eqüiprobabilidade um adulto (18 anos ou mais) por domicílio para responder aos principais quesitos do questionário. A expansão da amostra foi feita com base nas probabilidades de seleção e, para permitir a obtenção de estimativas regionalizadas, os fatores de expansão foram calibrados para assegurar coerência com os totais populacionais por grupos de macrorregiões, quintos de renda, sexo e grupos etários, por meio de estimadores de regressão.

Keywords : Métodos de Levantamento; Viés de Seleção; Amostragem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English