SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Utilization of medicines by the Brazilian population, 2003Coverage of the Brazilian population 18 years and older by private health plans: an analysis of data from the World Health Survey author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GOUVEIA, Giselle Campozana et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no Brasil, 2003. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, suppl.1, pp. S109-S118. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700012.

A avaliação da satisfação com o sistema de saúde sob a ótica do usuário recoloca antigos questionamentos quanto à qualidade dos serviços oferecidos à população brasileira. Este trabalho analisa os resultados sobre satisfação com a assistência de saúde prestada (ambulatorial e internação) da Pesquisa Mundial de Saúde, realizada no Brasil no ano de 2003. Com o objetivo de explicar a satisfação com o atendimento em seus aspectos por meio de um pequeno número de fatores, foi utilizada a técnica de análise fatorial por componentes principais (ACP). Modelos de regressão múltipla permitiram identificar associações dos escores de satisfação com diferentes variáveis sócio-demográficas. O tempo de espera foi o item que demonstrou menor grau de satisfação, no caso de atendimento ambulatorial, e a liberdade de escolha do profissional de saúde, no caso de internação. Na ACP foram extraídos três componentes, que se relacionaram à satisfação com os profissionais, serviços e resolução do problema de saúde. A regressão múltipla revelou que ter sofrido algum tipo de discriminação (por sexo, idade, pobreza, classe social, raça ou tipo de doença) e ser usuário exclusivo do SUS implica o menor grau de satisfação dos usuários com o atendimento recebido.

Keywords : Satisfação dos Consumidores; Discriminação no Setor Saúde; Sistema de Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English