SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Systematic review of near miss maternal morbidityValidity of the Community Periodontal Index of Treatment Needs' (CPITN) for population periodontitis screening author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEITE, Maurício Soares; SANTOS, Ricardo Ventura; GUGELMIN, Silvia Angela  and  COIMBRA JR., Carlos E. A.. Crescimento físico e perfil nutricional da população indígena Xavánte de Sangradouro-Volta Grande, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 265-276. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000200004.

Este estudo descreve o crescimento físico e avalia, por meio da antropometria, o estado nutricional de uma comunidade indígena Xavánte do Brasil Central. Foram tomadas medidas de peso, estatura, circunferência braquial e prega cutânea tricipital em 549 indivíduos de 0 a 90 anos. Comparadas à população-referência do NCHS, as crianças apresentam médias de estatura e peso baixas para a sua idade, embora mantenham a proporcionalidade corporal. De acordo com os critérios da OMS, 31,7% dos menores de cinco anos apresentam déficit estatural, enquanto 69,9% dos adultos apresentam algum grau de sobrepeso. As medidas de composição corporal em ambos os sexos mantêm-se entre os percentis 25 e 50 da população-referência do NCHS até a adolescência, quando superam as medianas. As médias de área muscular do braço, contudo, ficam consistentemente acima do percentil 50. Os autores chamam a atenção para a complexidade do quadro epidemiológico e nutricional dos Xavánte, argumentando que os achados do estudo têm implicações significativas para o sistema de assistência à saúde que atende a população, além de apontarem para questões ecológicas e sócio-econômicas relevantes, em particular no que tange à sustentabilidade alimentar e transição nutricional.

Keywords : Estado Nutricional; Índios Sul-americanos; Antropometria; Nutrição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese