SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Factors associated with condom use and knowledge about STD/AIDS among teenagers in public and private schools in São Paulo, BrazilEvaluation of a social policy program: the Maternal and Child Health and Nutrition Program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CODES, José Santiago de et al. Detecção de doenças sexualmente transmissíveis em ambientes clínicos e não clínicos na Cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 325-334. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000200010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar (1) a aceitação de rastreamento para DST em ambientes não clínicos por indivíduos assintomáticos, (2) os fatores de risco e prevalência de DST em ambientes não clínicos e clínicos e (3) o rastreamento não clínico de populações assintomáticas como um método viável para controle das DST. Recrutamos 139 participantes masculinos e 486 femininos entre 18 e 30 anos em clínica de planejamento familiar, escolas e comunidades de baixa renda. Inquirimos os recrutados sobre sintomas de DST e comportamentos de risco para DST/HIV e os testamos para gonorréia, clamídia, sífilis e HIV. Exceto pelo HIV, as mulheres recrutadas diretamente da comunidade apresentavam maior prevalência de DST do que as que procuravam a clínica. O rastreamento das DST em ambientes não clínicos no Brasil é aceitável e vantajoso para jovens em comunidades de baixa renda. Participantes infectados provavelmente nunca teriam procurado assistência, sido testados ou tratados. Medidas para o controle das DST podem ser implementadas em qualquer lugar onde se alcancem as populações de risco e transformadas em rotina nos serviços de saúde, mesmo entre indivíduos com problemas não relacionados com DST.

Keywords : Doenças Sexualmente Transmissíveis; Comportamento de Risco; Comportamento Sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese