SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Randomized clinical trial: effectiveness of the cognitive-behavioral approach and the use of nicotine replacement transdermal patches for smoking cessation among adults in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TEODORO, Ueslei et al. Avaliação de medidas de controle de flebotomíneos no Município de Lobato, Estado do Paraná, Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 451-455. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000200022.

Avaliam-se medidas de controle de flebotomíneos no Município de Lobato, Estado do Paraná, Brasil. Esses insetos foram coletados com armadilhas de Falcão em residências, num curral e na mata, de julho a novembro de 1999 e de fevereiro a junho de 2000. Em dezembro de 1999 e janeiro de 2000, foram utilizadas as seguintes medidas na tentativa de diminuir a densidade de flebotomíneos no peridomicílio e domicílio: (i) as janelas das edificações (residências, alojamento, refeitório) foram teladas; (ii) todo tipo de matéria orgânica existente na área peridomiciliar foi retirada, e as edificações foram desinsetizadas. Nyssomyia whitmani, Pintomyia fischeri, P. monticola e Brumptomyia brumpti predominaram no primeiro período de coletas, enquanto N. neivai, Migonemyia migonei e N. pessoai predominaram no segundo. No primeiro período, a maioria dos flebotomíneos foi coletada na mata, e no segundo, nas residências. Não houve diferença entre o número de flebotomíneos coletados no primeiro período e no segundo. Esses resultados mostram uma possível frustração das medidas empregadas para diminuir a população desses dípteros na Fazenda da Barra, em Lobato.

Keywords : Controle de Vetores; Psychodidae; Leishmaniose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese