SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Caregivers of elderly with advanced cancer: vulnerable actorsOccupational status and cancer of the oral cavity and oropharynx author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FLORINDO, Alex Antonio et al. Validade e reprodutibilidade do questionário Baecke para avaliação da atividade física habitual em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 535-541. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000300008.

Verificar a validade e reprodutibilidade do questionário Baecke de avaliação da atividade física habitual para portadores do HIV/AIDS. Foram estudadas trinta pessoas na análise da validação. Os escores de atividade física ocupacional (AFO), exercício físico no lazer (EFL), atividades de lazer e locomoção (ALL) e escore total (ET) foram comparados com o consumo de oxigênio de pico, carga de pico e gasto energético. Na análise da reprodutibilidade, foram estudadas 29 pessoas (intervalo entre 15-30 dias). O coeficiente de correlação de Pearson foi utilizado para validação. O coeficiente de correlação intraclasse, teste t-pareado e Bland-Altman foram utilizados para reprodutibilidade. O VO2 pico e a carga de pico foram correlacionados, significativamente com o EFL (r = 0,41; r = 0,43, respectivamente). O gasto energético foi correlacionado, significativamente, com o AFO (r = 0,64). Os coeficientes de correlação intraclasse foram de 0,70 ou superiores para AFO, EFL e ET. Não houve diferenças significativas nas médias dos escores entre as duas medidas, e o método de Bland-Altman mostrou boa concordância para todos os escores. O questionário Baecke mostrou-se válido para avaliação da atividade física habitual em portadores do HIV/AIDS.

Keywords : HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Terapia Anti-retroviral; Estudos de Validação; Aptidão Física.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English