SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Caregivers of elderly with advanced cancer: vulnerable actorsOccupational status and cancer of the oral cavity and oropharynx author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FLORINDO, Alex Antonio et al. Validade e reprodutibilidade do questionário Baecke para avaliação da atividade física habitual em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.3, pp.535-541. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000300008.

Verificar a validade e reprodutibilidade do questionário Baecke de avaliação da atividade física habitual para portadores do HIV/AIDS. Foram estudadas trinta pessoas na análise da validação. Os escores de atividade física ocupacional (AFO), exercício físico no lazer (EFL), atividades de lazer e locomoção (ALL) e escore total (ET) foram comparados com o consumo de oxigênio de pico, carga de pico e gasto energético. Na análise da reprodutibilidade, foram estudadas 29 pessoas (intervalo entre 15-30 dias). O coeficiente de correlação de Pearson foi utilizado para validação. O coeficiente de correlação intraclasse, teste t-pareado e Bland-Altman foram utilizados para reprodutibilidade. O VO2 pico e a carga de pico foram correlacionados, significativamente com o EFL (r = 0,41; r = 0,43, respectivamente). O gasto energético foi correlacionado, significativamente, com o AFO (r = 0,64). Os coeficientes de correlação intraclasse foram de 0,70 ou superiores para AFO, EFL e ET. Não houve diferenças significativas nas médias dos escores entre as duas medidas, e o método de Bland-Altman mostrou boa concordância para todos os escores. O questionário Baecke mostrou-se válido para avaliação da atividade física habitual em portadores do HIV/AIDS.

Keywords : HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Terapia Anti-retroviral; Estudos de Validação; Aptidão Física.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )