SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Validation of birth certificates based on data from a case-control studyUse of psychoactive drugs by health sciences undergraduate students at the Federal University in Amazonas, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de; ACCIOLY JUNIOR, Horácio  and  RAFFIN, Fernanda Nervo. Representações sociais do medicamento genérico por consumidores residentes em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 653-661. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000300020.

O trabalho objetivou determinar os núcleos central e periférico das representações sociais do medicamento genérico por consumidores, estabelecendo mecanismos que poderão ser utilizados no aprimoramento da política desse tipo de medicamento no Brasil. A pesquisa foi realizada no período de abril de 2002 a fevereiro de 2003, na Cidade do Natal, Rio Grande do Norte, com quatrocentos consumidores. O teste utilizado foi o de associação de palavras, e o estímulo indutor, as palavras medicamento genérico. Foi solicitada a evocação de três palavras, de acordo com a estratégia de acesso ao Núcleo Central de Vergès. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do programa EVOC 2000 e da análise de conteúdo preconizada por Bardin. Os resultados demonstraram que o núcleo central era composto pelas categorias preço, qualidade e equivalência farmacêutica, e o sistema periférico, representado pelas categorias opção, eficácia, governo, benefício social e acessibilidade.

Keywords : Medicamentos Genéricos; Uso de Medicamentos; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese