SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4The HIV/AIDS epidemic and changes in injecting drug use in Buenos Aires, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PETERSON, James et al. Abstinência versus redução de danos: questões conflitantes ou complementares entre usuários de drogas injetáveis. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.4, pp. 733-740. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000400012.

Muitas intervenções para prevenir a infecção pelo HIV entre usuários de drogas injetáveis adotam a técnica de redução de danos como referencial teórico. Entretanto, os próprios usuários tendem a preferir modelos baseados na abstinência, defendidos pelos Narcóticos Anônimos, além de outras abordagens adotadas amplamente para o tratamento da dependência química. O artigo descreve uma avaliação etnográfica da dicotomia ideológica entre redução de danos e o modelo terapêutico baseado na abstinência (getting clean) durante a fase piloto de uma intervenção para a prevenção de HIV na Cidade de Baltimore, Maryland, Estados Unidos. O artigo descreve como o conflito foi identificado e que mudanças foram introduzidas na intervenção para ajudar a resolver as idéias dicotômicas dos participantes em relação às questões de dependência química.

Keywords : Drogas Ilícitas; Abuso de Drogas; Redução de Danos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English