SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Characteristics of male and female injecting drug users of the AjUDE-Brasil II ProjectInjecting drug users who are (un)aware of their HIV serostatus: findings from the multi-center study AjUDE-Brasil II author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MELO, Angelita Cristine de et al. Utilização de serviços de referência para o HIV/AIDS: comparando pacientes usuários e não usuários de drogas injetáveis. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.4, pp. 803-813. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000400019.

Objetivou-se descrever a utilização de serviços, comparando usuários de drogas injetáveis (UDIs) e não-UDIs. Informações coletadas nos prontuários de pacientes em atendimento para HIV/AIDS, de 1986 a 2002, estabeleceram uma coorte não concorrente. As variáveis incluíam: dados sócio-demográficos, exposição ao HIV/AIDS e utilização de serviço (consultas, prescrições e solicitações de exames). Análises descritivas e verificação dos efeitos calendário e de coorte foram realizadas. Dos 170 pacientes, com trinta anos na mediana idade, 39,4% eram UDIs, 71,8% homens e com baixa escolaridade; 86,5% não receberam, na primeira consulta, prescrição ARV, solicitação de CD4 ou carga viral. Usuários de drogas injetáveis tiveram menor chance de receber prescrição de ARV, solicitação de CD4/carga viral, seja na primeira consulta, seja nas demais, apesar de o número de consultas não diferir em virtude de ser ou não UDIs. Observou-se incremento na utilização dos serviços para pacientes não-UDIs ao longo do tempo, coincidindo com a implementação de políticas públicas visando à ampliação do acesso; porém, tal impacto não foi observado entre UDIs. Evolução diferencial da infecção pelo HIV, com piores prognósticos entre os UDIs, sugere deficiências na adesão e manutenção do tratamento ARV.

Keywords : Serviços de Saúde; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Drogas Ilícitas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English