SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4"The first shot": the context of first injection of illicit drugs, ongoing injecting practices, and hepatitis C infection in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BURROWS, Dave. Advocacy e cobertura de projetos de troca de agulhas: resultados de um estudo comparativo sobre programas de redução de danos no Brasil, Bangladesh, Belarus, Ucrânia, Federação Russa e China. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.4, pp. 871-879. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000400025.

Para prevenir ou mitigar uma epidemia de AIDS entre usuários de drogas injetáveis (UDI), atividades eficazes devem ser implementadas numa escala suficiente para atingir e ajudar um número suficiente de usuários e, portanto, modificar seus comportamentos de risco em relação ao uso de drogas e práticas sexuais. Um estudo recente do UNAIDS sobre "locais de cobertura alta", ao adotar as estratégias propostas acima, demonstrou que um dos elementos centrais para atingir uma cobertura alta é a advocacy permanente e bem-elaborada. Locais de redução de danos que apresentavam altas taxas de cobertura foram estudados através de uma revisão bibliográfica e visitas aos locais de maior cobertura, incluindo entrevistas com informantes principais, revisão de dados estatísticos dos serviços e análise de dados para poder documentar os passos que levaram à ampliação do alcance dos projetos, à definição da cobertura dos programas e às lições aprendidas. Os programas de redução de danos podem alcançar uma ampla cobertura de UDI. Além da coleta de dados rotineiros, os programas devem monitorar os projetos para definir o alcance sistemático (ou seja, dos UDI que estão em contato permanente com os serviços de redução de danos). A advocacy é fundamental para alcançar taxas de cobertura altas.

Keywords : Programas de Troca de Seringas; Uso Indevido de Droga Parenterais; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Redução de Danos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English