SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Declining caries rate in a municipality in northwestern São Paulo State, Brazil, 1998-2004Public health and mental health: methodological tools to evaluate the Brazilian Network of Referral Centers for Psycho-Social Care (CAPS) in the Brazilian Unified Health System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GARIBOTTI, Vanda; HENNINGTON, Élida Azevedo  and  SELLI, Lucilda. A contribuição dos trabalhadores na consolidação dos serviços municipais de vigilância sanitária. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.5, pp. 1043-1051. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500017.

Este estudo teve como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre o papel e as possibilidades de contribuição dos trabalhadores na consolidação dos serviços de vigilância sanitária em três municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como técnicas o grupo focal e a observação participante. Os dados coletados foram sistematizados e categorizados por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a precariedade da gestão dos serviços de vigilância sanitária estudados. Os principais problemas identificados foram deficiências na formação e capacitação dos profissionais, precárias condições de trabalho, falta de autonomia na alocação de recursos e de autogestão do trabalho, além da priorização de ações de caráter restrito, voltadas para o controle e fiscalização de produtos e serviços em detrimento de uma atuação ampliada, dirigida para outros determinantes do processo saúde-doença. Apesar desta realidade, a maioria dos profissionais busca qualificação por conta própria e oscila entre a procura de alternativas para a superação das dificuldades e momentos de frustração e desânimo.

Keywords : Vigilância Sanitária; Gestão de Recursos; Trabalhadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese