SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Use of contraceptive methods by sexually active women in São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Aline Cristine Garcia; SEIXAS, Antonio Sergio Spano; SOUSA, Cristina Paiva  and  SOUZA, Clovis Wesley Oliveira. Avaliação microbiológica de caldo de cana comercializado em ruas e condições de manuseio de manipuladores em São Carlos, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.5, pp. 1111-1114. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500024.

O caldo de cana é recém-preparado e comercializado por manipuladores sem tratamento térmico em São Carlos, São Paulo, Brasil. Vinte e quatro amostras da bebida obtidas em condição de consumidor nos pontos de venda foram avaliadas utilizando-se métodos convencionais na determinação de bactérias heterótrofas, contagens de coliformes totais e termo-tolerantes, Salmonella spp. e parasitas. Observou-se que 25% das amostras apresentaram condições sanitárias insatisfatórias, com níveis de coliformes termo-tolerantes superiores aos permitidos pelos padrões brasileiros. Salmonella spp. e parasitas não foram detectados em nenhuma amostra. Em 37% das mãos de manipuladores do produto detectou-se coliformes termo-tolerantes e as contagens de organismos heterótrofos atingiu valores de 2,0x103UFC/por mão. Em uma amostra de mão detectou-se a presença de Escherichia coli e ausência de Salmonella spp. Utilizaram-se entrevistas por meio de questionários com os vendedores e 62% destes não admitiram conhecimento ou adoção de quaisquer práticas higiênico-sanitárias para manipulação de alimentos.

Keywords : Manipulação de Alimentos; Contaminação de Alimentos; Enterobacteriaceae; Cana-de-Açúcar.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English