SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Drug abuse prevalence among secondary school students in São José do Rio Preto, São Paulo State, BrazilPrimary health care, basic health care, and family health program: synergies and singularities in the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CASTRO, Maria Beatriz Trindade de; KAC, Gilberto  and  SICHIERI, Rosely. Padrão de consumo alimentar em mulheres no pós-parto atendidas em um centro municipal de saúde do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.6, pp. 1159-1170. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600005.

O presente estudo comparou longitudinalmente o consumo de nutrientes e alimentos em 276 mulheres atendidas em um centro municipal de saúde do Rio de Janeiro, Brasil, no pós-parto. As informações dietéticas foram obtidas com base no Questionário de Freqüência de Consumo Alimentar. Analisou-se a diferença quantitativa e a variação qualitativa da composição da dieta do período gestacional para o pós-parto. Os testes estatísticos empregados foram t-Student pareado e ANOVA. O consumo energético médio foi de 2.889kcal na gestação e 2.081kcal no pós-parto. Nos dois momentos avaliados, o consumo de macronutrientes encontrava-se dentro dos valores recomendados, com declínio significativo (p < 0,05) da maioria dos nutrientes e alimentos consumidos no pós-parto. Quanto à composição da dieta, observou-se um incremento na densidade de proteínas, gorduras saturadas, ferro, arroz, feijão, frango e carne (p < 0,02) e diminuição da densidade de carboidratos, cereais, frutas, leite e derivados (p < 0,001). Os resultados indicam a necessidade de orientação nutricional, particularmente no período do pós-parto, visto que muitas mudanças na dieta foram inadequadas.

Keywords : Consumo de Alimentos; Dieta; Nutrição Materna; Nutrição Pré-natal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese