SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Hearing loss by continuous exposure to high sound pressure among maintenance workers at a Brazilian Air Force helicopters unityCost of fluoridating the public water supply: a study case in the city of São Paulo, Brazil, 1985-2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MELO, Enirtes Caetano Prates; CARVALHO, Marilia Sá  and  TRAVASSOS, Claudia. Distribuição espacial da mortalidade por infarto agudo do miocárdio no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.6, pp. 1225-1236. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600012.

O objetivo deste estudo é analisar a distribuição espacial da mortalidade por infarto agudo do miocárdio no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Foram analisados dados sobre mortalidade por infarto agudo do miocárdio ocorrido em 2000, por meio do Sistema de Informação de Mortalidade. Utilizou-se o modelo bayesiano empírico de suavização a fim de minimizar a variabilidade aleatória dos coeficientes de mortalidade associada ao tamanho das unidades geográficas de análise. A distribuição dos óbitos por infarto agudo do miocárdio na cidade é heterogênea e obedece a um padrão espacial associado a um forte gradiente social. O padrão de sub-risco de mortalidade por infarto agudo do miocárdio observado na Zona Oeste não condiz com o perfil de desigualdade social e de acesso aos serviços de saúde observado na área. Acredita-se que o risco de morrer por infarto agudo do miocárdio foi subestimado em função da alta proporção de óbitos por causa mal definida na área. O padrão espacial de mortalidade apresentou uma concentração do risco de morrer de infarto nas áreas mais pobres da cidade. As diversas unidades de saúde apresentam áreas de influência para o atendimento ao infarto agudo do miocárdio.

Keywords : Infarto do Miocárdio; Análise Espacial; Sistemas de Informação; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese