SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Quality of life and occupational domain in schizophrenia: a gender comparisonThe Acre Project: the epidemiology of malaria and arthropod-borne virus infections in a rural Amazonian population author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TEIXEIRA, Claudio Luiz dos Santos; KLEIN, Carlos Henrique; BLOCH, Kátia Vergetti  and  COELI, Claudia Medina. Reclassificação dos grupos de causas prováveis dos óbitos de causa mal definida, com base nas Autorizações de Internação Hospitalar no Sistema Único de Saúde, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.6, pp. 1315-1324. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600020.

Este artigo descreve características sócio-demográficas e clínicas dos óbitos classificados como de causa mal definida, ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 1998, e faz a reclassificação dos grupos de causas prováveis desses óbitos, com base nas informações contidas nas Declarações de Óbito do Sistema de Informações de Mortalidade e do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) de 1997 e 1998. Para isso, foi necessário relacionar uma amostra aleatória de óbitos de causas definidas com o SIH-SUS. Foi utilizada técnica de relacionamento probabilístico de registros. Comparando com os óbitos de causa definida, os óbitos de causa mal definida ocorreram mais em indivíduos de cor da pele não branca e com menor escolaridade; foram mais frequentes na região metropolitana e os indivíduos internaram menos no SUS e morreram mais em domicílios, e sem assistência médica. Foi possível reclassificar cerca de 20% dos óbitos de causa mal definida. A reclassificação apresentou pequeno impacto na mortalidade proporcional, por causa do tamanho deste grupo (10% dos óbitos). No entanto, se os resultados pudessem ser aplicados ao total de óbitos de causa mal definida, poderiam ocorrer alterações de maior impacto na mortalidade proporcional.

Keywords : Sistemas de Informação; Registros de Mortalidade; Atestados de Óbito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese