SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6The Acre Project: the epidemiology of malaria and arthropod-borne virus infections in a rural Amazonian populationEpidemiological aspects of American tegumentary leishmaniasis in Varzelândia, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MEYER, Dagmar E. Estermann; MELLO, Débora Falleiros de; VALADAO, Marina Marcos  and  AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. "Você aprende. A gente ensina?": interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.6, pp.1335-1342. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600022.

Neste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teórico-prática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, "causalidades" e "determinações", trazendo a saúde ­ assim como a possibilidade de adoecer ­ para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.

Keywords : Educação em Saúde; Vulnerabilidade; Promoção da Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )