SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6The Acre Project: the epidemiology of malaria and arthropod-borne virus infections in a rural Amazonian populationEpidemiological aspects of American tegumentary leishmaniasis in Varzelândia, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MEYER, Dagmar E. Estermann; MELLO, Débora Falleiros de; VALADAO, Marina Marcos  and  AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. "Você aprende. A gente ensina?": interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.6, pp. 1335-1342. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600022.

Neste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teórico-prática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, "causalidades" e "determinações", trazendo a saúde ­ assim como a possibilidade de adoecer ­ para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.

Keywords : Educação em Saúde; Vulnerabilidade; Promoção da Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese