SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Sex as body technique: male representations of affective and sexual relationships author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MICHAELS, Stuart  and  LHOMOND, Brigitte. Modos de conceitualizar e medir homossexualidade em pesquisas sobre sexualidade: uma revisão crítica. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.7, pp. 1365-1374. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000700002.

O artigo traz uma revisão das principais pesquisas nacionais sobre sexualidade que apresentam perguntas sobre homossexualidade, com foco nas questões conceituais e metodológicas sobre as definições de sexo, os aspectos de medição da homossexualidade, as técnicas de amostragem e de entrevistas e o formato do questionário. As taxas de declaração sobre atração pelo mesmo sexo, comportamento, parceiros e identidade também são apresentadas e comparadas. O estudo da homossexualidade em inquéritos populacionais foi moldado com base em tradições de investigação e questões provenientes desde a sexologia até a epidemiologia do HIV/AIDS. O comportamento sexual é assunto central nas pesquisas sobre sexualidade desde Kinsey. Os temas sobre atração sexual, identidade e/ou orientação sexual surgem mais recentemente. São abordadas e discutidas as diferenças no tratamento de homens e mulheres na formulação e análise das pesquisas, assim como as taxas de respostas em diferentes pesquisas, em distintos países e momentos históricos. Ressaltamos a relevância de que sejam consideradas tanto mudanças metodológicas quanto sociais para interpretar as diferenças constatadas.

Keywords : Homossexualidade; Comportamento Sexual; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English