SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Conceptualization and measurement of homosexuality in sex surveys: a critical reviewTeenagers and condom use: choices by young Brazilians from three Brazilian State capitals in their first and last sexual intercourse author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEAL, Andréa Fachel  and  KNAUTH, Daniela Riva. A relação sexual como uma técnica corporal: representações masculinas dos relacionamentos afetivo-sexuais. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.7, pp.1375-1384. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000700003.

Analisamos a iniciação sexual masculina como um momento de aquisição de conhecimento, com base em 62 entrevistas de cunho etnográfico com homens jovens (18-24 anos) residentes em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil, numa etapa da Pesquisa GRAVAD. Adotando uma perspectiva antropológica e comparativa, o exame dos relatos da primeira experiência amorosa e sexual revela que a primeira experiência sexual dos homens é um aprendizado corporal e social, através do qual os jovens adquirem conhecimento técnico sobre o uso de seus corpos e habilidade para se relacionar com outros, especialmente as mulheres. Estes são importantes demarcadores no processo de passagem à vida adulta. Consideramos, além de diferenças em termos de pertença a diferentes segmentos sócio-econômicos, as relações de gênero, especialmente modelos de masculinidade, demonstrando que a primeira relação sexual de um jovem é um momento social e simbolicamente marcante, que não se limita a um evento isolado, sendo, pelo contrário, uma experiência que envolve aprendizados de diferentes ordens e que integra um processo de se tornar homem.

Keywords : Saúde do Homem; Sexualidade; Relação Sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )