SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Conceptualization and measurement of homosexuality in sex surveys: a critical reviewTeenagers and condom use: choices by young Brazilians from three Brazilian State capitals in their first and last sexual intercourse author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEAL, Andréa Fachel  and  KNAUTH, Daniela Riva. A relação sexual como uma técnica corporal: representações masculinas dos relacionamentos afetivo-sexuais. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.7, pp. 1375-1384. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000700003.

Analisamos a iniciação sexual masculina como um momento de aquisição de conhecimento, com base em 62 entrevistas de cunho etnográfico com homens jovens (18-24 anos) residentes em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil, numa etapa da Pesquisa GRAVAD. Adotando uma perspectiva antropológica e comparativa, o exame dos relatos da primeira experiência amorosa e sexual revela que a primeira experiência sexual dos homens é um aprendizado corporal e social, através do qual os jovens adquirem conhecimento técnico sobre o uso de seus corpos e habilidade para se relacionar com outros, especialmente as mulheres. Estes são importantes demarcadores no processo de passagem à vida adulta. Consideramos, além de diferenças em termos de pertença a diferentes segmentos sócio-econômicos, as relações de gênero, especialmente modelos de masculinidade, demonstrando que a primeira relação sexual de um jovem é um momento social e simbolicamente marcante, que não se limita a um evento isolado, sendo, pelo contrário, uma experiência que envolve aprendizados de diferentes ordens e que integra um processo de se tornar homem.

Keywords : Saúde do Homem; Sexualidade; Relação Sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese