SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Middle-class teenage sexuality and pregnancy in Rio de Janeiro, BrazilTeenage motherhood and fatherhood: observations in three cities of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MENEZES, Greice M. S.; AQUINO, Estela M. L.  and  SILVA, Diorlene Oliveira da. Aborto provocado na juventude: desigualdades sociais no desfecho da primeira gravidez. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.7, pp. 1431-1446. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000700008.

Esta pesquisa objetivou identificar os fatores associados ao aborto provocado na primeira gravidez das mulheres e na primeira vez que os homens engravidaram uma parceira. Trata-se de inquérito domiciliar por meio de entrevista face a face de uma amostra probabilística, em três estágios, de 4.634 jovens, entre 18 e 24 anos, residentes em Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, Brasil. Utilizou-se análise de regressão logística, com estratégia hierarquizada para entrada das variáveis no modelo. O aborto foi o desfecho da primeira gravidez referido por 16,7% das mulheres e 45,9% dos homens, relativamente a suas parceiras. Entre os fatores associados ao aborto, destacam-se a escolaridade mais elevada dos jovens e a natureza eventual da relação com o/a parceiro/a dessa gravidez. A inclusão dos homens na pesquisa traz novos elementos para compreensão do fenômeno do aborto, inserindo as questões de gênero na discussão do tema. Recomenda-se um maior investimento público de modo a garantir aos jovens acesso a informações e recursos para realizarem seus projetos reprodutivos de forma segura e saudável, respeitando seus direitos sexuais e reprodutivos.

Keywords : Aborto Induzido; Identidade de Gênero; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English