SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Induced abortion during youth: social inequalities in the outcome of the first pregnancyWork, schooling, and reproductive health: an ethno-epidemiological study of adolescent women belonging to a birth cohort author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DIAS, Acácia Batista  and  AQUINO, Estela M. L.. Maternidade e paternidade na adolescência: algumas constatações em três cidades do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.7, pp. 1447-1458. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000700009.

Este estudo descreve jovens de 18 a 24 anos que experimentaram a maternidade e a paternidade na adolescência. Os dados são oriundos de um estudo multicêntrico (Pesquisa GRAVAD) realizado nas cidades brasileiras de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, por meio de inquérito domiciliar, com amostragem probabilística estratificada em três estágios. Do total de 4.634 pessoas entrevistadas, 17,9% de mulheres e 6,3% de homens tornaram-se pais antes dos vinte anos. Os jovens pais/mães apresentam baixa escolaridade e inserção precoce no mercado de trabalho. A maioria desses jovens declara renda familiar per capita até um salário mínimo. A existência de filhos motiva a união conjugal juvenil, na qual se reafirmam as funções de prover e cuidar da criança para homens e mulheres, respectivamente. A família se constitui como instância fundamental de apoio material e afetivo para os jovens pais, mesmo para aqueles que formaram um novo grupo familiar.

Keywords : Gravidez na Adolescência; Identidade de Gênero; Adolescente; Paternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese