SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Work, schooling, and reproductive health: an ethno-epidemiological study of adolescent women belonging to a birth cohortRe-signifying pain, overcoming loneliness: childbirth experiences among working-class adolescents in a public maternity hospital in Salvador, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HEILBORN, Maria Luiza  and  CABRAL, Cristiane S.. Práticas sexuais na juventude: análise sobre a trajetória e a última relação sexual. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.7, pp. 1471-1481. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000700011.

Este artigo examina as práticas sexuais de jovens brasileiros com base em dados da Pesquisa GRAVAD ­ inquérito domiciliar realizado com jovens de ambos os sexos, com idade entre 18 e 24 anos (n = 4.634) e residentes em três capitais brasileiras, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. O conjunto de práticas experimentadas no curso da vida sexual é caracterizado segundo marcas de pertencimento social, elementos de trajetória biográfica e regras de conduta prescritas para homens e mulheres. Procede-se a uma comparação entre o elenco de práticas na trajetória e as declarações acerca do que foi feito na última relação sexual, com o intuito de discutir o grau de disseminação e de incorporação das práticas relativamente à trajetória dos jovens. Os dados apontam a hegemonia do sexo vaginal, seja no repertório das práticas sexuais, seja no último encontro sexual, modalidade que é por excelência definidora da heterossexualidade.

Keywords : Adolescente; Identidade de Gênero; Relação Sexual; Heterossexualidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English