SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9European integration and health policies: repercussions of the internal European Market on access to health servicesAssessment of environmental pollution from lead particles emitted by a battery repair shop in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CUNHA, Leonardo Fernandes da  and  TOMITA, Nilce Emy. Fluorose dentária no Brasil: uma revisão sistemática do período 1993/2004. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1809-1816. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900011.

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre alguns aspectos relativos à fluorose dentária no Brasil, a partir de uma revisão sistemática de estudos e inquéritos epidemiológicos. A prevalência e os níveis de severidade encontrados nos diferentes estudos são avaliados, verificando-se que, quanto aos aspectos metodológicos, há necessidade de avançar no que diz respeito aos procedimentos para estudo da fluorose em âmbito populacional. Apesar das diferentes abordagens para coleta de dados, há algum consenso, entre os diferentes estudos, quanto à baixa severidade da fluorose no Brasil e a sua associação com as variáveis independentes idade e condição sócio-econômica. Destaca-se também a importância de incluir aspectos subjetivos ao diagnóstico normativo, como uma contribuição às decisões que envolvem o planejamento de políticas públicas de saúde, uma vez que o uso de critérios exclusivamente clínicos oferece à fluorose dentária um espaço maior que aquele que lhe confere a sociedade. Nota-se a ausência de evidência empírica para a reavaliação dos teores de flúor nas águas de abastecimento público, um método reconhecidamente necessário no contexto brasileiro para a melhoria dos indicadores epidemiológicos de cárie.

Keywords : Fluorose Dentária; Saúde Bucal; Literatura de Revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English