SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9Government funding for health and the reliability of national databases in Brazil, 2001-2002Adult obesity in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, and the association with socioeconomic status author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GUGELMIN, Silvia Angela  and  SANTOS, Ricardo Ventura. Uso do Índice de Massa Corporal na avaliação do estado nutricional de adultos indígenas Xavánte, Terra Indígena Sangradouro-Volta Grande, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1865-1872. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900017.

Este artigo examina as relações entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e medidas antropométricas de composição corporal de adultos Xavánte, da aldeia São José, Terra Indígena Sangradouro-Volta Grande, Mato Grosso, Brasil, a fim de analisar a potencialidade do IMC como instrumento de avaliação do estado nutricional desse grupo indígena. O trabalho de campo foi realizado em janeiro e fevereiro de 1999, sendo aferidas medidas de massa corporal (MC); estatura (EST); perímetro braquial (PB), do quadril (PQUA) e do abdômen (PABD), e dobra cutânea tricipital (DCT) de 128 indivíduos. Os achados indicam, para ambos os sexos, uma alta correlação (r > 0,80) dos valores de IMC com a MC, PB e PABD. Houve, ainda, alta correlação do IMC com as áreas total e de gordura do braço, para as mulheres, e com o PQUA e a área total do braço, para os homens. Esses resultados sugerem que altos valores de IMC indicam excesso de tecido adiposo entre os Xavánte. Diante das evidências de um intenso processo de transição nutricional, resultando em aumento nas freqüências de sobrepeso e obesidade em adultos, é importante monitorar o perfil nutricional dos povos indígenas no Brasil.

Keywords : Índios Sul-Americanos; Obesidade; Estado Nutricional; Antropometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese