SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9Adult obesity in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, and the association with socioeconomic statusChanges in tobacco use and related factors in Junior High School students, Lara State, Venezuela, 2000-2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CANESQUI, Ana Maria  and  SPINELLI, Maria Angélica dos Santos. Saúde da família no Estado de Mato Grosso, Brasil: perfis e julgamentos dos médicos e enfermeiros. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1881-1892. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900019.

O artigo aborda o perfil sócio-demográfico e ocupacional do Programa Saúde da Família (PSF) do Estado de Mato Grosso, Brasil, apresentando os julgamentos avaliativos de médicos e enfermeiros das equipes sobre os seguintes aspectos: graus de concordância sobre os propósitos do programa; graus de uso de meios de planejamento e de implantação das ações de atenção básica. Trata-se de pesquisa avaliativa, que conduziu às seguintes conclusões: (1) o perfil dos profissionais confirma a tendência da feminilização da força de trabalho em saúde; prevalecem os contratos precários de trabalho e a rotatividade dos trabalhadores; os rendimentos são díspares entre as duas categorias profissionais; registraram-se esforços de capacitação para adequar o perfil de formação ao programa; (2) médicos e enfermeiros julgam que o programa alterou o modelo assistencial, favorecendo o controle social, a vigilância epidemiológica e a promoção à saúde; (3) eles julgam ser elevado o grau de implantação de várias ações de atenção básica previstas, e menor o das ações educativas, intersetoriais e de controle das doenças crônicas e endêmicas.

Keywords : Programa Saúde da Família; Recursos Humanos em Saúde; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese