SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9Changes in tobacco use and related factors in Junior High School students, Lara State, Venezuela, 2000-2003Organization of cervical cancer screening in Campinas and surrounding region, São Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ASSAF, Andréa Videira et al. Comparação entre medidas de reprodutibilidade para a calibração em levantamentos epidemiológicos da cárie dentária. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1901-1907. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900021.

Comparar três medidas (kappa, porcentagem geral de concordância e índice dice) utilizadas para se determinar a reprodutibilidade do diagnóstico da cárie em levantamentos epidemiológicos, sob diferentes níveis de detecção da doença. Onze examinadores com experiência prévia em levantamentos epidemiológicos foram submetidos a um processo teórico-clínico de calibração. Dois níveis de detecção da cárie foram adotados: Organização Mundial da Saúde (OMS) e OMS com inclusão de lesões iniciais em esmalte (OMS + LI). Os exames foram realizados em 23 crianças de 6-7 anos de idade com e sem atividade da doença. A análise dos dados foi realizada mediante dois limiares: OMS e OMS + LI. Valores médios dos índices kappa, porcentagem geral de concordância e dice foram considerados altos (>0,90), à exceção do índice dice para o limiar OMS + LI (0,69). O kappa, por ser um índice de concordância ajustado, pode ser considerado como instrumento de escolha para a calibração dos examinadores. Entretanto, na impossibilidade de seu uso, recomenda-se a utilização da porcentagem geral de concordância associada ao índice dice, a fim de direcionar e aprimorar os examinadores no exame das lesões cariosas.

Keywords : Cárie Dentária; Diagnóstico; Reprodutibilidade de Resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese