SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9Health conditions and smoking among older adults in two communities in Brazil (The Bambuí and Belo Horizonte Health Surveys)Medical care, organ and tissue transplants, and targeted policies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BOUSQUAT, Aylene; COHN, Amélia  and  ELIAS, Paulo Eduardo. Implantação do Programa Saúde da Família e exclusão sócio-espacial no Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1935-1943. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900025.

O presente artigo analisa o processo de implantação do Programa Saúde da Família (PSF) na capital paulista, tomando por referência a construção do espaço urbano, caracterizado por forte segregação sócio-espacial. Os 96 Distritos Administrativos foram divididos em cinco estratos a partir de sua inserção no ranking do Mapa da Exclusão Social. A cobertura populacional, a maturidade do PSF e a caracterização da natureza jurídico-institucional das instituições parceiras foram identificadas. Com base nos resultados, foi elaborada uma tipologia da implantação do PSF pelos estratos. A implantação do PSF é heterogênea, consolidada apenas nos estratos de maior exclusão, indicando tensão com o discurso da Secretaria Municipal de Saúde, segundo o qual o PSF é modelo de atenção para o conjunto da cidade e com foco inicial na população-alvo com renda de até cinco salários mínimos. Há menor cobertura da população-alvo residente nos estratos superiores, evidenciando um constrangimento para alcançá-la na cidade como um todo. As instituições religiosas estão situadas nos estratos com maior exclusão, aqueles com alta cobertura e maior maturidade, caracterizando um tipo de inserção espacial distinto daquele das instituições universitárias.

Keywords : Programa Saúde da Família; Política de Saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese