SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9Implementation of the Family Health Program and socio-spatial exclusion in the city of São Paulo, BrazilMaternal and child health indicators in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil, 2001: an analysis of intra-urban differences author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RIBEIRO, Carlos Dimas Martins  and  SCHRAMM, Fermin Roland. Atenção médica, transplante de órgão e tecidos e políticas de focalização. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1945-1953. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900026.

O artigo visa à reflexão sobre a legitimidade moral de implementar políticas públicas de focalização na área da atenção médica avançada; em particular, no caso de transplantes de órgãos e tecidos. Para tanto, foi feita referência a duas abordagens teóricas: a teoria das capacidades (capabilities), elaborada por Nussbaum e Sen, e à bioética de proteção desenvolvida por Schramm e Kottow, por considerá-las abordagens complementares. Num primeiro momento, caracteriza-se, por um lado, o problema da escassez de recursos na área dos transplantes e, por outro, as estratégias para tentar superá-lo. Em seguida, apresenta-se, brevemente, a abordagem das capacidades e a bioética de proteção. Finalmente, sustenta-se que, do ponto de vista das abordagens éticas consideradas, em situações de escassez dos recursos sanitários, como o brasileiro, seria moralmente justificado adotar políticas de focalização na área da atenção médica avançada, incluindo o transplante de órgãos.

Keywords : Transplante de Órgãos; Transplante de Tecidos; Cuidados Médicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese