SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue9Prevalence and factors associated with vitamin A deficiency in preschool children from Teresina, Piauí, BrazilBlood pressure measurement: the experience of personnel training and quality control in the Pro-Saúde Study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CALLE, Moisés; RODRIGUES, Roberto Nascimento  and  LEITE, Iúri da Costa. Necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais na Bolívia, 1998. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.9, pp. 1989-1996. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000900030.

A Bolívia, como grande parte dos países em desenvolvimento, tem experimentado um processo de redução da fecundidade. No entanto, em 1998, estima-se que 27,6% das mulheres bolivianas em união tinham necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais; dentre as quais, 20,6% tinham necessidade para limitar, e 7%, para espaçar o nascimento de um filho adicional. Neste artigo, analisa-se a necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais na Bolívia. Um modelo multinomial hierárquico foi utilizado para identificar fatores associados com a necessidade insatisfeita de métodos anticoncepcionais. Variáveis como idade, número de filhos, duração de casamento, região e nível de instrução apresentaram forte associação com a necessidade insatisfeita por anticoncepção na Bolívia. Apesar do grande número de fatores incluídos no modelo, ainda permanece um expressivo volume de variação não explicada ao nível individual, apontando para a necessidade de um maior detalhamento de análises ao nível da comunidade.

Keywords : Anticoncepção; Controle de Natalidade [Saúde Pública]; Fertilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese