SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11When ants crawl around the brain: challenges and facts in cultural psychiatryHealth education and social representation: an experience with the control of tegumentary leishmaniasis in an endemic area in Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MARTINS, Eliana Bender  and  CARVALHO, Marília Sá. Associação entre peso ao nascer e o excesso de peso na infância: revisão sistemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp. 2281-2300. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100003.

O peso ao nascer tem sido associado à obesidade/sobrepeso na infância. Contudo, os resultados são controversos. O objetivo desta revisão sistemática é identificar pontos concordantes e contraditórios sobre a associação entre o peso ao nascer e o excesso de peso em crianças de até sete anos de idade. Os primeiros oito artigos foram selecionados de uma revisão anterior que avaliou a associação entre fatores de risco e obesidade infantil. A busca na biblioteca PubMed, no período de 1993 a dezembro de 2004, com as palavras-chaves "birth weight AND childhood", "obesity" e "overweight", permitiu identificar outros artigos que enfocavam a associação entre o peso ao nascer e a obesidade infantil. Um total de 20 artigos preencheu os critérios para esta revisão. Apesar da heterogeneidade dos estudos, foi possível identificar associação predominantemente positiva entre o peso ao nascer e algum tipo de obesidade na infância. Por outro lado, a inconsistência de alguns aspectos relacionados ao peso ao nascer e à obesidade infantil sugere uma abordagem que incorpore o efeito do contexto no quadro de componentes associados à obesidade infantil.

Keywords : Peso ao Nascer; Obesidade; Bem-Estar da Criança; Fatores de Risco; Revisão [Tipo de Publicação].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese