SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11When ants crawl around the brain: challenges and facts in cultural psychiatryHealth education and social representation: an experience with the control of tegumentary leishmaniasis in an endemic area in Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MARTINS, Eliana Bender  and  CARVALHO, Marília Sá. Associação entre peso ao nascer e o excesso de peso na infância: revisão sistemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp.2281-2300. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100003.

O peso ao nascer tem sido associado à obesidade/sobrepeso na infância. Contudo, os resultados são controversos. O objetivo desta revisão sistemática é identificar pontos concordantes e contraditórios sobre a associação entre o peso ao nascer e o excesso de peso em crianças de até sete anos de idade. Os primeiros oito artigos foram selecionados de uma revisão anterior que avaliou a associação entre fatores de risco e obesidade infantil. A busca na biblioteca PubMed, no período de 1993 a dezembro de 2004, com as palavras-chaves "birth weight AND childhood", "obesity" e "overweight", permitiu identificar outros artigos que enfocavam a associação entre o peso ao nascer e a obesidade infantil. Um total de 20 artigos preencheu os critérios para esta revisão. Apesar da heterogeneidade dos estudos, foi possível identificar associação predominantemente positiva entre o peso ao nascer e algum tipo de obesidade na infância. Por outro lado, a inconsistência de alguns aspectos relacionados ao peso ao nascer e à obesidade infantil sugere uma abordagem que incorpore o efeito do contexto no quadro de componentes associados à obesidade infantil.

Keywords : Peso ao Nascer; Obesidade; Bem-Estar da Criança; Fatores de Risco; Revisão [Tipo de Publicação].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )