SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11Birth weight and overweight in childhood: a systematic reviewMalnutrition in the second year of life and psychosocial care: a case-control study in an urban area of Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

REIS, Dener Carlos dos; GAZZINELLI, Andréa; SILVA, Carolina Angélica de Brito  and  GAZZINELLI, Maria Flávia. Educação em saúde e representações sociais: uma experiência no controle da leishmaniose tegumentar em área endêmica de Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp. 2301-2310. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100004.

Desenvolvido em uma área endêmica em leishmaniose tegumentar, zona rural de Minas Gerais, Brasil, este estudo pretendeu analisar um processo educacional em saúde fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Este modelo educativo foi desenvolvido em duas fases e destinado a 34 moradores da localidade. Na primeira fase, foram identificadas e analisadas as representações sociais vinculadas à doença. A segunda fase consistiu na interação entre as representações sociais e o conhecimento científico. Os resultados da primeira fase identificaram que as representações sociais estavam estruturadas no núcleo central pelos termos "ferida" e "mosquito", e no sistema periférico pelos termos "serra", "água parada" e "injeção" relacionados, respectivamente, a lugar, transmissão e tratamento da doença. Para os pesquisados, a leishmaniose tegumentar se personifica em uma ferida do mosquito permeada de metáforas. Os resultados da segunda fase mostraram que as representações sociais são sistemas favoráveis ao "acolhimento" do conhecimento científico, ora mais resistente, quando ligado ao núcleo central, e ora mais flexível, quando ligado ao sistema periférico.

Keywords : Educação em Saúde; Modelos Educacionais; Leishmaniose; Doenças Endêmicas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English