SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11Factors associated with women's failure to submit to Pap smears: a population-based study in Campinas, São Paulo, BrazilDilemmas of healthcare providers towards domestic violence in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LUIZ, Olinda do Carmo  and  COHN, Amélia. Sociedade de risco e risco epidemiológico. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp. 2339-2348. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100008.

A discussão sobre a concepção de risco é ampla e permeia desde uma perspectiva mais geral, que busca contextualizá-lo na dinâmica da mudança da sociedade, até a abordagem mais específica na área da saúde, particularmente nos estudos associativos da epidemiologia. A palavra risco tem sido cada vez mais freqüente nas revistas médicas nas últimas três décadas. Esse fenômeno, no entanto, não é exclusivo da área da saúde e é permeado pela diversidade de uma noção que esconde uma lacuna conceitual. Diante dessa diversidade, o presente texto, a partir de revisão bibliográfica, procura sistematizar a discussão sobre risco. O resultado está organizado em três seções. Na primeira, é apresentada uma perspectiva mais geral da discussão sobre risco no âmbito do debate sobre a mudança da sociedade, na transição da modernidade para uma nova fase de organização social; na segunda parte, estão sintetizados os usos da noção de risco na área de conhecimento da saúde; na última, a constituição do conceito epidemiológico de risco e sua articulação com a clínica.

Keywords : Comportamento Perigoso; Estudos Epidemiológicos; Risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese