SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11Factors associated with women's failure to submit to Pap smears: a population-based study in Campinas, São Paulo, BrazilDilemmas of healthcare providers towards domestic violence in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LUIZ, Olinda do Carmo  and  COHN, Amélia. Sociedade de risco e risco epidemiológico. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp.2339-2348. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100008.

A discussão sobre a concepção de risco é ampla e permeia desde uma perspectiva mais geral, que busca contextualizá-lo na dinâmica da mudança da sociedade, até a abordagem mais específica na área da saúde, particularmente nos estudos associativos da epidemiologia. A palavra risco tem sido cada vez mais freqüente nas revistas médicas nas últimas três décadas. Esse fenômeno, no entanto, não é exclusivo da área da saúde e é permeado pela diversidade de uma noção que esconde uma lacuna conceitual. Diante dessa diversidade, o presente texto, a partir de revisão bibliográfica, procura sistematizar a discussão sobre risco. O resultado está organizado em três seções. Na primeira, é apresentada uma perspectiva mais geral da discussão sobre risco no âmbito do debate sobre a mudança da sociedade, na transição da modernidade para uma nova fase de organização social; na segunda parte, estão sintetizados os usos da noção de risco na área de conhecimento da saúde; na última, a constituição do conceito epidemiológico de risco e sua articulação com a clínica.

Keywords : Comportamento Perigoso; Estudos Epidemiológicos; Risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )