SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11Public production of medicines in Brazil: an overviewFactors associated with excessive gestational weight gain among patients in prenatal care at a public hospital in Recife, Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VEIGA, Marcelo Motta; SILVA, Dalton Marcondes; VEIGA, Lilian Bechara Elabras  and  FARIA, Mauro Velho de Castro. Análise da contaminação dos sistemas hídricos por agrotóxicos numa pequena comunidade rural do Sudeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp. 2391-2399. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100013.

Só recentemente, com a evolução das técnicas analíticas foi possível a detecção de contaminação por agrotóxicos nos sistemas hídricos. Em pequenas comunidades rurais, os efeitos negativos à saúde pública de uma contaminação dos sistemas hídricos seriam agravados pela falta de infra-estrutura e de condições sócio-econômicas. O objetivo deste estudo foi analisar essa possível contaminação por agrotóxicos nos sistemas hídricos superficiais e subterrâneos utilizados para consumo humano direto na região da cultura do tomate no Município de Paty do Alferes, Rio de Janeiro, Brasil. Para isso, este estudo selecionou 27 pontos de coleta, onde foram feitas cinco coletas mensais, perfazendo um total de 135 amostras. A contaminação de sistemas hídricos por organofosforados e carbamatos foi determinada pela análise da inibição da atividade da enzima acetilcolinesterase. O resultado encontrado foi que em 19 dos 27 pontos selecionados houve contaminação detectável, sendo que em duas ocasiões essas contaminações ultrapassaram o permitido pela legislação. Com isso, comprovou-se a contaminação dos sistemas hídricos na região de Paty do Alferes, o que colocaria a saúde da população local em risco.

Keywords : Compostos Organofosforados; Carbamatos; Praguicidas; Poluentes da Água; Contaminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese