SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11Strengths and challenges of citizens' participation in local health councils: the cases of Italy, England, and BrazilChanges in dietary intake among Japanese-Brazilians in Bauru, São Paulo, Brazil, 1993-2000 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COSTA, Cláudia Maria da Silva; GAMA, Silvana Granado Nogueira da  and  LEAL, Maria do Carmo. Malformações congênitas no Município do Rio de Janeiro, Brasil: prevalência e fatores associados a sua ocorrência. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp. 2423-2431. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100016.

Este trabalho tem como objetivo estimar a prevalência ao nascimento das malformações congênitas e sua associação com escolaridade e outras características maternas. Trata-se de um estudo seccional, a partir de uma amostra de 9.386 puérperas hospitalizadas em maternidades do Município do Rio de Janeiro, Brasil, no momento do parto, no período de 1999 a 2001. Os dados foram coletados através de entrevistas com as mães, no pós-parto imediato, assim como consulta aos prontuários das puérperas e dos recém-nascidos. A prevalência ao nascimento de malformação congênita foi de 1,7% e as malformações menores foram as mais freqüentes (polidactilia e pé torto congênito). Os defeitos de fechamento do tubo neural foram as principais anomalias maiores detectadas. Na análise multivariada, a anomalia congênita esteve associada à maternidade ser pública ou conveniada com o SUS e receber inadequada assistência pré-natal (até três consultas). Ressalta-se neste estudo a importância de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos a mulheres em idade fértil, com atenção especial para o atendimento ao pré-natal e ao parto, que podem repercutir diretamente nos indicadores infantis e na prevenção das anomalias congênitas.

Keywords : Defeitos Congênitos; Recém-nascido; Prevalência; Fatores de Risco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English