SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue11Maternal mortality among black women in BrazilHealthcare for adolescents: perceptions by physicians and nurses in family health teams author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OSIS, Maria José Duarte et al. Atenção ao planejamento familiar no Brasil hoje: reflexões sobre os resultados de uma pesquisa. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.11, pp. 2481-2490. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001100023.

Realizou-se estudo com uma primeira etapa descritiva, de corte transversal, e segunda etapa qualitativa, de estudo de casos. Avaliou-se a disponibilidade de métodos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de saúde de municípios brasileiros, e características da atenção ao planejamento familiar e a articulação com a estratégia de saúde da família. Inicialmente, foram aplicados, por telefone, questionários sobre o recebimento recente de métodos anticoncepcionais, em municípios selecionados a partir de um plano complexo de amostragem. Na etapa qualitativa foram selecionados propositalmente e visitados quatro municípios, onde se realizaram observação e entrevistas semi-estruturadas com gestores e profissionais de saúde. Procedeu-se a análise estatística descritiva e regressão logística múltipla dos dados quantitativos. Para os qualitativos adotou-se a técnica de análise temática do conteúdo. Verificou-se que as ações de planejamento familiar, com freqüência, são executadas de forma isolada e que os profissionais das equipes de saúde da família não entendiam o planejamento familiar como parte da atenção básica e não se consideravam capacitados para prestar assistência nessa área. A atenção ao planejamento familiar continua a ser marcada pela indisponibilidade de métodos anticoncepcionais nos serviços públicos de saúde.

Keywords : Planejamento Familiar; Anticoncepção; Atenção Básica à Saúde; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese