SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12Pre-invasive cervical disease and uterine cervical cancer in Brazilian adolescents: prevalence and related factorsEvaluation of coverage by a neonatal screening program for hemoglobinopathies in the Recôncavo region of Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MAGALHAES, Rosana  and  SENNA, Mônica de Castro Maia. A implementação do Programa Saúde da Família no cenário local. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp.2549-2559. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200005.

Este trabalho busca discutir a implementação do Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios de Camaragibe, Aracaju, São Gonçalo e Distrito Federal, de forma a identificar as possíveis interfaces entre a conformação do programa e as diferentes estruturas de incentivo, resolubilidade do sistema local de saúde, experiências de participação social e mecanismos de accountability constituídos. O estudo demonstrou que aspectos relacionados à constituição do sistema local de saúde em termos da oferta quantitativa e qualitativa dos serviços, capacitação técnico-gerencial no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, investimento nos outros níveis de atenção e a tradição política local são variáveis cruciais para a compreensão da diversidade de experiências de implementação do PSF.

Keywords : Programa Saúde da Família; Formulação de Políticas; Políticas Públicas de Saúde; Descentralização.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )