SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12Pre-invasive cervical disease and uterine cervical cancer in Brazilian adolescents: prevalence and related factorsEvaluation of coverage by a neonatal screening program for hemoglobinopathies in the Recôncavo region of Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MAGALHAES, Rosana  and  SENNA, Mônica de Castro Maia. A implementação do Programa Saúde da Família no cenário local. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp. 2549-2559. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200005.

Este trabalho busca discutir a implementação do Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios de Camaragibe, Aracaju, São Gonçalo e Distrito Federal, de forma a identificar as possíveis interfaces entre a conformação do programa e as diferentes estruturas de incentivo, resolubilidade do sistema local de saúde, experiências de participação social e mecanismos de accountability constituídos. O estudo demonstrou que aspectos relacionados à constituição do sistema local de saúde em termos da oferta quantitativa e qualitativa dos serviços, capacitação técnico-gerencial no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, investimento nos outros níveis de atenção e a tradição política local são variáveis cruciais para a compreensão da diversidade de experiências de implementação do PSF.

Keywords : Programa Saúde da Família; Formulação de Políticas; Políticas Públicas de Saúde; Descentralização.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English