SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12Domestic violence: an analysis of injuries in female victimsPsychometric properties of the World Health Organization Abbreviated Instrument for Quality of Life Assessment in the Pró-Saúde Study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LAPA, Tiago Maria; ALBUQUERQUE, Maria de Fátima P. Militão de; CARVALHO, Marilia Sá  and  SILVEIRA JUNIOR, José Constantino. Análise da demanda de casos de hanseníase aos serviços de saúde através do uso de técnicas de análise espacial. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp. 2575-2583. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200008.

O desafio para redução da prevalência da Hanseníase, endemia de grande importância no cenário brasileiro, tem se fundamentado na descentralização para os serviços de atenção básica. Descreveu-se inicialmente a estruturação e a oferta dos serviços para o atendimento de casos de hanseníase. Em seguida analisou-se a evolução dos indicadores epidemiológicos e operacionais, tomando como referência os períodos pré e pós a municipalização. Por fim, a análise espacial permitiu identificar a distribuição territorial da ocorrência da endemia e analisar o padrão de áreas geográficas construídas segundo o atendimento pelas unidades de saúde e sua evolução. A partir da localização geográfica dos centróides dos setores censitários de residência, e usando técnica de alisamento espacial, com base na estimativa de Kernel, foram construídas áreas de domínio de atendimentos de cada unidade. Após a municipalização, observa-se aumento da detecção e tratamento pelo município, reduzindo a evasão a outros municípios, mudanças no comportamento da demanda, com aumento da clientela referida no uso dos serviços, e alterações importantes nos indicadores epidemiológicos e operacionais.

Keywords : Hanseníase; Análise Espacial; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese