SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12Birth defects in Brazil and health care: proposals for public policies in clinical geneticsCross-cultural adaptation and analysis of the psychometric properties in the Brazilian version of the Human Activity Profile author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FARIA, Neice Müller Xavier et al. Taxas de suicídio no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil: associação com fatores sócio-econômicos, culturais e agrários. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp. 2611-2621. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200011.

As taxas de suicídio do Rio Grande do Sul são as mais elevadas do Brasil. Estudos anteriores sugeriram uma associação com atividades agrícolas, particularmente a fumicultura, onde o uso de agrotóxicos seria particularmente intenso. Um delineamento ecológico foi utilizado para identificar fatores associados ao suicídio, tendo as 35 microrregiões do Estado como unidades de análise. Coeficientes de mortalidade por suicídios, baseados no registro de óbitos, foram padronizados por idade, sendo suas associações com fatores sócio-econômicos culturais e agrícolas avaliadas por meio de regressão linear múltipla. As taxas de suicídio, para ambos os sexos, foram inferiores em microrregiões com escolaridade elevada, e superiores onde havia maior proporção de casamentos desfeitos. As taxas masculinas foram superiores nas microrregiões com mais evangélicos tradicionais e as femininas foram menores em microrregiões com maior proporção de domicílios com um morador. Na análise ajustada não foram evidenciadas associações entre suicídios e estrutura agrária ou culturas agrícolas. Estes resultados confirmam a importância de fatores sócio-econômicos na ocorrência do suicídio, mas não apóiam a hipótese de um papel específico das práticas agrícolas.

Keywords : Coeficiente de Mortalidade; População Rural; Religião; Escolaridade; Suicídio.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English