SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12Cross-cultural adaptation and analysis of the psychometric properties in the Brazilian version of the Human Activity ProfilePatients' expectations concerning childbirth care at a public maternity hospital in Rio de Janeiro, Brazil: challenges for the humanization of obstetric care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LANGDON, Esther Jean; DIEHL, Eliana Elisabeth; WIIK, Flávio Braune  and  DIAS-SCOPEL, Raquel Paiva. A participação dos agentes indígenas de saúde nos serviços de atenção à saúde: a experiência em Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp. 2637-2646. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200013.

Este trabalho analisa a formação e o papel do agente indígena de saúde (AIS) nas Terras Indígenas (T.I.) Xapecó e Laklãnõ, Santa Catarina, Brasil, frente à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. O papel do AIS na atenção básica de saúde é definido com base na mediação entre os saberes e práticas de atenção à saúde tradicionais e biomédicos, inserido no conceito de atenção diferenciada. Em ambas as T.I. foi constatada uma grande rotatividade de AIS, bem como a falta e/ou a inadequação de cursos de capacitação. Observaram-se ainda dificuldades dos AIS para entender a justificativa das atividades delegadas a eles, agravadas pela ambigüidade de seu papel frente à comunidade e por problemas na comunicação com os outros profissionais de saúde. Considerando os pressupostos da Política Nacional, esta pesquisa indicou que a articulação entre as práticas indígenas de auto-atenção e os serviços biomédicos é precária, necessitando de um aprofundamento nas discussões, com a efetiva participação de todos os atores envolvidos na atenção à saúde.

Keywords : Índios Sul-Americanos; Saúde da População Indígena; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese