SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12A population-based study on use of medication by the elderly in Greater Metropolitan Belo Horizonte, Minas Gerais, BrazilPrevalence of common mental disorders among schoolteachers in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GOUVEIA, Nelson; FREITAS, Clarice Umbelino de; MARTINS, Lourdes Conceição  and  MARCILIO, Izabel Oliva. Hospitalizações por causas respiratórias e cardiovasculares associadas à contaminação atmosférica no Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp. 2669-2677. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200016.

A constatação de que os atuais níveis de poluição atmosférica são suficientes para causar danos à saúde torna imprescindível a definição de processos reguladores para a qualidade do ar. Este estudo analisa a associação entre exposição à poluição atmosférica e internações hospitalares no Município de São Paulo, Brasil, visando subsidiar a elaboração de medidas para redução dos riscos à saúde. Realizou-se um estudo ecológico de séries temporais, analisando hospitalizações por causas respiratórias e cardiovasculares em crianças e idosos em relação aos níveis diários observados de poluentes, por meio de modelos aditivos generalizados em regressão de Poison. Todos os poluentes, com exceção do ozônio, apresentaram associação significante com internações respiratórias e cardiovasculares. Um aumento de 10µg/m3 no nível de material particulado inalável associa-se ao incremento de 4,6% nas internações por asma em crianças, de 4,3% por doença pulmonar obstrutiva crônica em idosos e de 1,5% por doença isquêmica do coração também em idosos. Essas associações entre aumento no nível de poluentes na atmosfera e o aumento de hospitalizações estão de acordo com a literatura nacional e internacional sobre o assunto e indicam que os níveis atuais de contaminação do ar no Município de São Paulo têm impacto na saúde de sua população.

Keywords : Poluição do Ar; Morbidade; Doenças Respiratórias; Doenças Cardiovasculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese