SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue12Respiratory and cardiovascular hospitalizations associated with air pollution in the city of São Paulo, BrazilHealth Information Systems: from closed systems to social citizenship. A challenge for the reduction of inequalities in local management author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria  and  ASSUNCAO, Ada Ávila. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.12, pp. 2679-2691. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200017.

Estudos realizados em todo o mundo evidenciam que os educadores correm o risco de sofrer esgotamento físico ou mental, em face das dificuldades materiais e psicológicas associadas ao exercício da atividade docente. Objetivou-se estimar a prevalência de transtornos mentais em professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e investigar a associação com as características do trabalho docente. Empregou-se um estudo do tipo corte transversal em professores do ensino fundamental da Regional Nordeste, utilizando-se um questionário auto-aplicado, com seis blocos de questões. O General Health Questionnaire (GHQ) na versão "12" foi o instrumento de rastreamento de transtornos mentais não-psicóticos na população estudada. Participaram do estudo, 751 dos 792 professores do ensino fundamental de vinte e seis escolas municipais da regional citada (94,8%). Os transtornos mentais foram significativamente associados à experiência com a violência e piores condições ambientais, ambiente físico e conforto no trabalho, e organizacionais, margem de autonomia, de criatividade e tempo no preparo das aulas. Os resultados apontam para uma situação grave relativamente à saúde da população pesquisada e fornecem elementos consistentes para a proposição de medidas com vistas à melhoria das condições de trabalho docente.

Keywords : Saúde Mental; Transtornos Mentais; Docentes; Violência; Escolas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese