SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Effect of food fortification with iron on childhood anemia: a review studyWhich body mass index is best associated with risk of diabetes mellitus and hypertension in a Japanese-Brazilian population? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FREITAS, Carlos Machado de et al. Enfoques ecossistêmicos e saúde: vertentes e aplicações na América Latina. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 283-296. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200004.

As grandes mudanças ambientais que vêm se acentuando nos últimos dois séculos e que afetam a saúde humana exigem o desenvolvimento de abordagens científicas integradas, participativas e que resultem em proposições de mudanças institucionais e nas políticas públicas. O objetivo deste artigo é oferecer elementos para uma reflexão sobre uma linha destas abordagens integradas, os enfoques (eco)sistêmicos, na realidade latino-americana. Para alcançar este objetivo, realizamos breve descrição do quadro atual de produção científica no âmbito da Saúde Pública sobre ecossistemas e saúde humana na América Latina; descrevemos e comparamos as duas vertentes que se encontram na base do debate teórico e metodológico sobre os enfoques ecossistêmicos; analisamos os trabalhos empíricos que adotaram enfoques ecossistêmicos produzidos por pesquisadores da América Latina ou relacionados a países do continente. Os resultados apontam para uma pequena produção científica que considera a interface ecossistemas e saúde humana, sendo ainda bastante incipiente no que se refere aos aspectos referentes à participação e à formulação e implementação de mudanças institucionais e nas políticas públicas.

Keywords : Ecossistema; Saúde Ambiental; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English