SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The epidemiological approach to health inequalities at the local levelGender differences in self-reported morbidity: evidence from a population-based study in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TAKEMOTO, Maíra Libertad Soligo  and  SILVA, Eliete Maria. Acolhimento e transformações no processo de trabalho de enfermagem em unidades básicas de saúde de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 331-340. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200009.

O presente artigo relata as transformações no trabalho da enfermagem com a incorporação do acolhimento no processo de implementação do Projeto Paidéia de Saúde da Família na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, São Paulo, Brasil, a partir de 2001. Apresenta os dados obtidos por intermédio da realização de observação participante e entrevistas semi-estruturadas na investigação do processo de trabalho de enfermagem por referência ao acolhimento. Baseia suas análises na existência de dois modos diferentes de pensar e operacionalizar o acolhimento: como postura diante dos usuários e suas necessidades e como um dispositivo capaz de reorganizar o processo de trabalho. Além disso, analisa o acolhimento com base nas seguintes questões: organização do processo de trabalho, garantia de acesso, ampliação da demanda, transformações no trabalho de enfermagem, humanização e vínculo.

Keywords : Acolhimento; Enfermagem; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese