SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The implementation of decentralized health systems: a comparative study of five cases in Bahia, BrazilPrevalence of fracture risk estimated by quantitative ultrasound of the calcaneus in a population of postmenopausal women author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CALVASINA, Paola Gondim; NATIONS, Marilyn K.; JORGE, Maria Salete Bessa  and  SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho. "Fraqueza de nascença": sentidos e significados culturais de impressões maternas na saúde infantil no Nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 371-380. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200013.

A gestação abrange dimensões sócio-culturais, históricas e afetivas, que processam no corpo das mulheres diversos sentidos e significados. Cada sociedade constrói concepções, práticas ou modelos explicativos populares, que se diferenciam do modelo biomédico e visam a proteger a mãe-feto, promovendo uma gravidez saudável. Esta pesquisa qualitativa, baseada na antropologia interpretativa, desvela as experiências vivenciadas por 27 mulheres pobres e suas repercussões na desnutrição dos filhos atendidos num Centro de Desnutrição Infantil em Fortaleza, Nordeste brasileiro. De janeiro a junho de 2004, foram realizadas entrevistas etnográficas e narrativas sobre fraqueza de nascença e observação-participante de cuidados no ambulatório, enfermaria e domicílios. Conforme se argumenta, as mães acreditam que seus sofrimentos físicos, emocionais e a precária condição nutricional é "impressa" no feto, resultando na desnutrição do filho. Enquanto a etnoetiologia da "fraqueza" aponta fatores externos do corpo que involuntariamente atingem a gestante, a visão médica relatada tende a culpabilizar a mãe. É preciso compreender a narrativa das mães, sensibilizar-se com o seu sofrimento e aproximar as concepções populares e biomédicas.

Keywords : Gravidez; Desnutrição Infantil; Antropologia Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese